Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que a intenção de consumo das famílias brasileiras voltou a crescer.

De acordo com o indicador, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,4% em fevereiro e atingiu o maior patamar desde maio de 2020 com 77,6 pontos.

A ICF reflete que os brasileiros estão com uma melhor percepção sobre a renda atual e seguros para voltar a consumir.

Segundo a CNC, a avaliação melhor de renda pode ser originada de melhor percepção sobre emprego. “É possível observar uma evolução do poder de compra no curto prazo. O crescimento do índice Consumo Atual dá sinais de um ambiente para compra mais estabilizado”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Dos sete tópicos usados para o cálculo, seis apresentaram alta: emprego atual (1,6%); perspectiva profissional (0,9%); renda atual (2,1%); acesso ao crédito (0,7%); nível de consumo atual (3,9%); e perspectiva de consumo (0,1%). O ponto que teve queda foi para compra de duráveis, que caiu 7,7%.

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