O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é comemorado anualmente em 16 de março. A data visa chamar atenção para essa questão urgente na pauta mundial e também para a necessidade de ações que podem reduzir o impacto dessas mudanças no planeta.

Em linhas gerais, a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas é o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO²).

Conforme estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC), as atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis para produção de energia e o desmatamento, intensificam essas mudanças.

A emissão dos gases de efeito estufa estão mudando a vida do planeta, aumentando a temperatura média no planeta, que desencadeia o aquecimento global. Como tudo na natureza está conectado, o processo todo pode ser mudado a partir das ações humanas.

O combate às mudanças climáticas corresponde ao 13° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele prevê “tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos”.

A APECC tem um compromisso de implementação e divulgação da Agenda 2030. Por isso, lembra que todos podem contribuir para reduzir o aquecimento global e frear as mudanças climáticas. Seja como lojistas ou pessoa física, desde nossas escolhas no consumo de bens, produtos e serviços até priorizar atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa podem fazer a diferença.

Listamos abaixo algumas dessas ações práticas que vão ajudar o planeta:

  • Reutilize tudo que puder e recicle o que der para reciclar. Não existe ‘jogar fora’, tudo permanece em algum lugar da terra;
  • Sempre que possível, caminhe, ande de bicicleta ou use transporte público;
  • Evite usar em demasia o ar-condicionado, a máquina de lavar e bebedor refrigerado;
  • Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED;
  • Invista no consumo consciente;
  • Usar aparelhos elétricos com selo “A”, que têm maior eficiência energética;
  • Trabalhe com marcas que tenham responsabilidade ambiental comprovada.
Compartilhar.

Comentários estão fechados.