O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado anualmente em 27 de julho, tem como objetivo chamar a atenção para o assunto e mostrar a importância de se evitar acidentes e preservar a vida dos trabalhadores.

A APECC sempre apoiou ações de saúde e segurança no trabalho (SST) para reduzir acidentes e adoecimentos causados em decorrência da atividade profissional. Ademir Moraes, presidente da APECC, disse que “os cuidados no ambiente de trabalho para prevenção de acidentes são essenciais e devem ser observados por todos os lojistas”.

Segundo a OIT, no local de trabalho, uma cultura forte de SST é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é valorizado e promovido tanto pela gestão como pelos(as) trabalhadores(as).

Uma cultura de SST positiva baseia-se na inclusão, por meio do envolvimento significativo de todas as partes na melhoria contínua da segurança e saúde no trabalho.

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, com a publicação de portarias que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.