Celebrado desde 2003 no dia 28 de abril, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho tem como objetivo chamar a atenção para o assunto e mostrar a importância de se evitar acidentes e preservar a vida dos trabalhadores.

A data foi escolhida pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) por conta do acidente em uma mina da Virgínia (EUA), em 1969, que vitimou 78 mineiros.

O caso serve até hoje para incentivar a promoção de ações de saúde e segurança no trabalho (SST) para reduzir acidentes e adoecimentos causados em decorrência da atividade profissional.

Segundo a OIT, no local de trabalho, uma cultura forte de SST é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é valorizado e promovido tanto pela gestão como pelos(as) trabalhadores(as).

Uma cultura de SST positiva baseia-se na inclusão, por meio do envolvimento significativo de todas as partes na melhoria contínua da segurança e saúde no trabalho.

Faça aqui o download do cartaz da campanha deste ano.

Abril Verde

Anualmente, o Brasil promove a campanha “Abril Verde” focada na prevenção de acidentes e mortes no ambiente de trabalho. A campanha na cidade de São Paulo faz parte do calendário oficial desde 2019.

O assunto é urgente na sociedade brasileira, onde os números de acidentes e mortes continuam altos.

Dados apresentados recentemente ao Senado Federal pela vice-Procuradora-Geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, mostram que, em 2021, foram comunicados mais de 570 mil acidentes de trabalho e quase 2.500 mortes no trabalho.

A procuradora frisou que os números são ainda maiores devido à grande subnotificação de acidentes no Brasil.

Conforme dados do SmartLab (Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho), ferramenta criada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT, de 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal.

Para reverter esse quadro, a saída é conscientizar os trabalhadores sobre seus direitos e incentivar a promoção de ações voltadas para saúde e segurança do trabalho que venha a protegê-los através de equipamentos, instruções, treinamentos, cuidados e vigilância.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.