O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi criado pela Organização das Nações Unidas para homenagear as mulheres que mantém negócios próprios. A data escolhida foi 19 de novembro. Seu objetivo é incentivar o ingresso de mulheres no mundo dos negócios.

Ademir de Moraes, presidente da APECC, parabenizou as empreendedoras: “Nessa data tão significativa, parabenizamos a todas as mulheres que empreendem no Brasil, em especial do Circuito das Compras. Nossa Associação está sempre de portas abertas para vocês, para dar todo o suporte necessário tanto para quem está começando quanto para aquelas que desejam expandir”.

Número de mulheres empreendedoras cresce no país

Embora ainda exista uma disparidade no Brasil nesse quesito, o número de mulheres empreendedoras vem aumentando na última década. Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) publicado este ano, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), mostra que o número de mulheres empreendedoras no final de 2021 era de 10,1 milhões.

Isso equivale a 34% do total das pessoas que comandam seus próprios negócios no Brasil. Ainda segundo o Sebrae, 50% das proprietárias de negócios de estão no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção. Chama a atenção o fato que durante a pandemia do covid-19, o empreendedorismo feminino cresceu de 6 para 25%.

A pesquisa mostrou crescimento da participação feminina nos setores de informação/comunicação e educação/saúde. Entre o quarto trimestre de 2019 e o mesmo período do ano passado, a presença das empreendedoras cresceu 3 pontos percentuais e 4 pontos, respectivamente.

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