A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em 2014, a criação do Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro. Essa é uma data que celebra muitas conquistas das mulheres no mercado de trabalho.

Uma pesquisa do Sebrae, com base em dados do IBGE, indica que 34% dos negócios são de mulheres no Brasil. Em 2022 eram mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras no país. A pesquisa revelou ainda que grande parte delas começou um negócio por necessidade.

Ademir Moraes, presidente da APPEC destaca que “a força das mulheres empreendedoras é conhecida e vem crescendo no mercado”.

“Hoje, elas já são mais de 10 milhões e grande parte está ligada ao setor de serviço em áreas como beleza, estética, bem-estar e alimentação. A APECC parabeniza as empreendedoras, em especial as do Circuito das Compras, que contribuem muito com as suas iniciativas, inovações e muito otimismo. Feliz dia do empreendedorismo feminino”, disse.

Para as empreendedoras que estão querendo se capacitar, existem cursos grátis. A APECC já divulgou aos seus associados o “Quebrando Barreiras”, o “Como Investir no seu Negócio” e o “Introdução ao Empreendedorismo”.

Histórias de sucesso no Circuito das Compras

Nikaelly de Macedo Silva é a dona da Nikart, Acessórios Artesanais. Ela começou a empreender em 2015. Após o nascimento de seu filho, Levi, ela cumpriu o período da licença maternidade, mas acabou tendo dificuldades para voltar para o mercado de trabalho por não conseguir colocá-lo em uma creche.

“Eu não conseguia conciliar o meu trabalho com a nova vida de mãe. Foi então que decidi iniciar no empreendedorismo, pois poderia fazer o meu próprio horário de trabalho. Comecei com artesanato, vendendo em uma banquinha na rua, perto da estação do Metro São Joaquim”, lembra.

Ela havia feito um curso de artesanato e sabia de sua facilidade com trabalhos manuais. Aperfeiçoou-se em um curso no SENAC e tirou a carteira de artesanato.

 

Sua maior dificuldade para empreender foi o capital inicial para poder abrir a loja física. “Fiz toda uma programação, pesquisa de mercado e depois da pandemia tomei a decisão de abrir a loja”, que hoje funciona na Galeria Imperial, na Liberdade.

“Neste mês de novembro completam-se dois anos de inauguração da loja”, comemora. Ao falar sobre os planos para o futuro, revela que a expectativa é expandir o negócio, abrir filiais, ensinar outras mulheres a fazer montagem das peças e trabalhar com peças finas artesanais. “Quero fazer outras pessoas crescerem também”, pontua.

Katarine Khaled Sampaio também empreende no Circuito das Compras. Ela tem uma loja de acessórios para celular no Shopping Korai. Ela vende no varejo e no atacado, sendo também fornecedora para diferentes lojas do Brasil.

“O empreendedorismo já vem do sangue, a maioria dos meus familiares são comerciantes, mas ingressei nessa jornada um pouco antes da pandemia começar, em 2019”, revela.

Com longa experiência no ramo de joias preciosas, ela adquiriu bastante conhecimento sobre negociações e câmbios. “Isso me ajudou muito e foi a base para dar início ao meu próprio negócio. Claro, as dificuldades no início foram muitas, pois logo depois veio a pandemia, quando não sabíamos como as coisas iam ficar”, pontua.

Ela acredita que o “segredo” para e empreender é estar preparado para imprevistos e ser constantes com o trabalho, oferecendo produtos de qualidade e atendimento personalizado. Assim se conquista e fideliza clientes.

“A expectativa para o futuro é ver a nossa marca crescer e entrar no comércio de nossos lojistas espalhados por todo o Brasil”, encerra.

Conheça melhor

Nikart, Acessórios Artesanais
Endereço: Rua Galvão Bueno, 351, Loja 05, Liberdade, São Paulo
Telefone (11) 983987583
Instagram @nikartoficial

KMultimarcas 
Endereço: Rua Comendador Afonso Kherlakian, 112 – 1º andar, centro, São Paulo
Telefone (11)996262084
Instagram  @kmultimarcas _fornecedor25

Compartilhar.

Comentários estão fechados.