Região de comércio popular mais famoso do Brasil, a rua 25 de Março já tem 157 anos de história. Ela recebeu seu nome em homenagem à primeira constituição brasileira, assinada em 25 de março de 1824.

O pesquisador Lineu Francisco de Oliveira, no livro “Mascates e Sacoleiros”, revela que a história da rua está ligada à origem da cidade de São Paulo. O rio Tamaduateí corria ao lado da via, abaixo do Mosteiro de São Bento, e tinha em seu percurso sete voltas. No final da sétima volta ficava o Porto Geral, onde eram desembarcados os produtos importados que vinham do porto de Santos. O nome do Porto foi dado à conhecida Ladeira Porto Geral, uma das travessas da 25 de Março.

Considerado o maior shopping a céu aberto da América Latina, a 25 de Março atrai milhões de paulistas e turistas todos os anos para a região central de São Paulo. Eles geralmente estão em busca de bons preços e produtos de qualidade, achando as duas coisas na “25”, como é mais conhecida.

“Frequento a rua há mais 50 anos, sou um apaixonado”, diz o presidente da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC), Ademir Antônio de Moraes.

Ele lembra que ao longo da Rua 25 de Março é possível encontrar “de tudo um pouco”, desde produtos artesanais até eletrônicos de última geração, passando por lojas de decoração, e variadas opções de vestuário e calçados. Além disso, possui muitas opções gastronômicas, que refletem a variedade de imigrantes que se estabeleceram na cidade, ajudando a contar um pouco de sua história.

Segundo o registro no site da Prefeitura de São Paulo, a famosa rua tem cerca de 1,3 km de extensão e fica bem no centro de São Paulo, próxima ao Mercado Municipal, estação São Bento do metrô e Praça da Sé. Atualmente, é percebido não apenas como um centro de negócios, mas também como um dos principais atrativos turísticos da capital paulista.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.