>Hoje, 8 de junho é celebrado o aniversário de fundação do Brás. Um dos centros comerciais mais populares da cidade de São Paulo, o bairro foi estabelecido em 1818. A região celebra seu 206º aniversário consolidado com um legado de tradição, diversidade e empreendedorismo que o torna único.
Ademir Moraes, presidente da APECC, celebrou mais um ano do Brás. “Nós parabenizamos esse bairro fantástico que é o Brás. No passado, recepcionou grande parte dos imigrantes que até hoje trabalham, ao lado de empreendedores brasileiros, com roupas e artigos de vestuário. Temos orgulho de dizer que o Brás, de tantas histórias, é parte do Circuito das Compras e uma das grandes atrações e referência do turismo de compras de São Paulo”.
Breve histórico do Brás
Mais de dois séculos atrás, o Brás era uma pequena vila rural, situada nas margens do Rio Tamanduateí. Com o passar do tempo, se desenvolveu e se tornou em um importante centro comercial, que atraiu imigrantes e trabalhadores em busca de oportunidades na metrópole crescente.
Ao longo da história, o Brás passou por diversas transformações, sem perder sua identidade enraizada na cultura de quem se estabeleceu ali. Italianos, sírios, libaneses, espanhóis, portugueses, japoneses, coreanos e outros povos deixaram suas marcas, contribuindo para a formação de uma atmosfera vibrante e multicultural.
Atualmente, o Brás é conhecido internacionalmente como um polo de comércio e moda, famoso por suas feiras e lojas que atraem pessoas de todo país. Quem anda por suas ruas pode escolher entre uma grande variedade de produtos, desde roupas e calçados até tecidos e acessórios, atendendo aos mais diversos gostos e estilos.
Lugares como o Largo da Concórdia são um atrativo a parte para quem visita o bairro e deseja conhecer um pouco da história de São Paulo. O bairro também é sede do Museu Catavento e do Templo de Salomão, que são atrações turísticas.