Nascida em 1948 na cidade de Franca, interior de São Paulo, Luisa Helena Trajano ficou conhecida pelo seu sucesso frente do Magazine Luiza, uma da principais redes de varejo do Brasil.
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, ela começou a vida profissional bem cedo, como balconista na Cristaleira, pequena loja de presentes dos tios Luiza Trajano Donatto e Pelegrino José Donatto.
Anos mais tarde, a Cristaleira foi rebatizada como Magazine Luiza, em homenagem a sua tia, que tem o mesmo nome. Em 1991, Luiza Trajano assumiu o comando da companhia e expandiu os negócios.
“Eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presentes de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das comissões, eu consegui. Todo mundo que trabalha vende algo para alguém. No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha”, contou ela em entrevista.
Após ficar à frente da operação da empresa por quase 20 anos, em 2016 passou o bastão para seu filho, Frederico Trajano, e focou apenas na presidência do Conselho de Administração. Mesmo assim, ela ainda é sinônimo de inovação e valorização de pessoas no varejo.
O Magalu, como também é conhecida, atualmente possui mais de 1,1 mil lojas, espalhadas por 18 estados brasileiros, e mais de 47 mil colaboradores.
A trajetória de Luiza Trajano mostra que ela sempre foi uma figura inspiradora, que se dedicou por muito tempo a fazer os negócios da família crescerem, sem deixar de lado a proximidade com os funcionários. Durante a tradicional “Liquidação Fantástica” promovida pelo Magalu no início do ano, Trajano pode ser vista atendendo clientes pessoalmente numa das lojas da rede.
Ela disse em outras ocasiões que entre os principais elementos para o sucesso da redes estão os conceitos de valorização das pessoas, a inovação e a criatividade.