A paulista Cleusa Maria da Silva nasceu em uma família pobre e começou a trabalhar muito cedo para ajudar a família. Foi boia-fria e empregada doméstica. Com foco, perseverança e persistência foi ganhando espaço e hoje comanda uma das maiores redes de franquias do país, a Sodiê Doces. São mais de 340 unidades espalhadas por todo o país e duas em Orlando, Estados Unidos.
A carreira de confeiteira começou quando uma antiga patroa pediu sua ajuda para fazer um bolo. Cleusa nunca tinha feito um bolo antes. Começou a se interessar e passou a fazer bolos e doces em casa. Inicialmente, vendia para amigos e pessoas do seu bairro.
Após o aumento da procura, decidiu focar nisso em tempo integral e abriu a primeira loja em Salto, interior de São Paulo. O nome escolhido foi Sodiê, uma junção dos nomes dos filhos, Sofia e Diego.
Durante 10 anos ela se aprimorou, estudou como melhor poderia estruturar o negócio e começou a abrir franquias.
Em entrevista, contou que uma dos segredos do seu sucesso. “O principal é ter foco e persistência. E não desistir facilmente. O começo é muito difícil, cheio de obstáculos. Mas a pessoa precisa ter em mente que o retorno não é imediato e nem vem a curto prazo. É preciso estruturar o negócio e gostar do que faz. Por um bom tempo, tive que abrir mão de coisas pessoais e até da vida social para conseguir juntar dinheiro para expandir o negócio. Hoje colho os frutos por isso”.
Ela tinha pouca experiência em gestão, por isso fez diferentes cursos. “Nenhuma pessoa nasce sabendo fazer gestão. É necessário se aprimorar. Em primeiro lugar, o empreendedor precisa ter o foco em fazer o melhor produto ou serviço do mercado. Só assim poderá competir com os concorrentes. E para fazer uma gestão adequada, é necessário buscar informações, fazer cursos, procurar ajuda. O Sebrae e outras entidades, por exemplo, são fundamentais para quem quer abrir ou já tem um negócio”, explica.
Mais recentemente ela decidiu variar, e abrir uma franquia de salgadinhos, a Sodiê Salgados Café, focando em outro tipo de público.