O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), prorrogou até o dia 13 de março de 2025 o prazo para participação na consulta pública sobre a concessão do novo Centro Administrativo do Estado. O projeto faz parte do processo de requalificação do centro da capital e prevê a construção, manutenção, conservação, gestão e operação de um complexo moderno que reunirá secretarias, fundações e autarquias estaduais, além de novas áreas de convivência e serviços.
A consulta pública tem o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade, permitindo que cidadãos, empresas e entidades encaminhem sugestões e pedidos de esclarecimento sobre a proposta. As contribuições recebidas serão analisadas, com possibilidade de serem incorporadas. Toda a documentação, incluindo estudos técnicos, regulamento e o formulário para envio das manifestações, está disponível no site da SPI. Clique aqui!
Requalificação urbana
O novo Centro Administrativo reunirá cerca de 22 mil servidores estaduais, atualmente espalhados por mais de 40 prédios na cidade, em um único espaço, com infraestrutura moderna e eficiente. O projeto prevê investimento de R$ 4,7 bilhões, com a geração de 38 mil empregos diretos e indiretos durante as obras e 2,8 mil novas oportunidades formais no comércio e serviços locais. A iniciativa também contempla a requalificação urbana da região, com fachadas ativas, ampliação de calçadas, espaços para comércio e serviços, além do restauro de 19 imóveis tombados, garantindo a preservação do patrimônio histórico.