O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (3) nova atualização do Plano Econômico. As cidades de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté seguem na fase vermelha. Enquanto as demais regiões do estado voltarão a operar integralmente na fase laranja, incluindo a Grande São Paulo.
Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias e escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6:00 e encerramento às 20:00. Os parques também estão liberados. Só o consumo local em bares segue vetado.
A revisão do Plano SP ocorreu devido a melhora consistente de alguns indicadores da pandemia na maior parte das regiões. “Conseguimos regredir 11% das internações em leitos públicos e privados. Isso, nitidamente, mostra a redução do vírus em cada uma das regiões do estado”, explicou Paulo Menezes, Coordenador do Centro de Contingência da Covid-19.
De acordo com Jean Gorinchteyn, Secretário Estadual da Saúde, as medidas instituídas no Plano SP, com o apoio da população, permitiram que o governo conseguisse controlar a evolução da pandemia no estado. “Mas ainda chamo a atenção para o risco de contágio e para as cidades que permanecem no vermelho no interior do estado”, complementou.
O governador Doria ressaltou ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e o distanciamento social, com a ocupação prevista de 40% de público nos estabelecimentos, continuam valendo para todo o estado.