Após dez dias de interrupções no fornecimento de energia elétrica no Centro de São Paulo, moradores e comerciantes estão com os serviços normalizados. 

A concessionária Enel garantiu em nota, que a situação está normalizada desde esta terça-feira (26) e que grande parte dos clientes já estão conectados à rede distribuidora, enquanto alguns são abastecidos graças ao uso de geradores preventivos.

Conforme a diretora de rede de alta tensão e subterrâneo da Enel, Karine Torres, as frequentes interrupções de energia elétrica em São Paulo foram provocadas pelo calor excessivo.  

“Esse sequenciamento de dias com alta temperatura provoca um stress térmico em todo o nosso ativo, seja ele cabos ou equipamentos instalados na rede subterrânea. Aliado a isso, o aumento de carga, muitas delas à revelia ou por ligações clandestinas. Esse aumento de carga, aliado ao calor, realmente provoca um estresse dos equipamentos e que ocasionou o desligamento ontem”, justificou.

Outro ponto levantado pela diretora é que ligações clandestinas em alguns pontos do centro da cidade atrapalham a prestação de serviço da empresa.

Busca pelos direitos

A série de “apagões” no centro da capital paulista causou prejuízos para moradores e comerciantes. Quem se sentiu lesado pode buscar seus direitos.

Inicialmente, os lesados devem buscar diretamente a empresa, apresentando os prejuízos sofridos, como eletrodomésticos que queimaram ou produtos que estragaram, por exemplo. O contato pode ser feito nesse site ou pelo telefone  0800 72 72 120.

Caso a Enel não responder a contento, o segundo caminho é buscar o Procon, num dos postos, no PoupaTempo ou nesse site. O prazo dado pelo órgão é de 10 a 20 dias para ter uma solução junto à concessionária.

Se não for encontrada uma solução, pode-se procurar a Defensoria Pública ou o Juizado Especial e abrir um processo contra a Enel para buscar uma indenização. Acompanhe a entrevista com um advogado especializado.

 

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