O Tanabata Matsuri, que significa “Festival das Estrelas”, é uma versão da tradicional celebração japonesa e já faz parte da agenda cultural da cidade de São Paulo. O evento, realizado na Praça da Liberdade, chega a sua 45ª edição com muitas atrações. O local pode ser facilmente acessado por metrô, basta descer na estação Japão-África-Liberdade da Linha Azul.

Essa é uma oportunidade para celebrar a cultura e promover o intercâmbio cultural dos mais de 100 anos de imigração japonesa. A escolha pela Liberdade ocorre por que a região é conhecida por sua forte influência japonesa e de outras culturas asiáticas.

Durante o Tanabata Matsuri, ruas e praças são decoradas com bambus enfeitados e coloridos. Os participantes da festa podem fazer seus pedidos de tanzakus, fitas coloridas de papel.

Depois de escreverem os seus pedidos, os tanzakus são pendurados nos bambus distribuídos pela Praça da Liberdade e ruas adjacentes. No final do festival, a organização recolhe todas as fitas e as envia para uma cerimônia xintoísta, quando as fitas são queimadas e a fumaça levará os desejos até as estrelas Vega e Altair.

Para quem visita São Paulo ou mora na cidade, essa é uma boa oportunidade de ver os arranjos bambu decoradas com tanzakus, onde mensagens de positividade e pedidos são escritos.

A programação inclui uma variedade de atividades culturais, como apresentações de música tradicional japonesa, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses) e apresentações de artes marciais. Também haverá barracas de comida, onde é possível saborear pratos típicos da gastronomia japonesa, como sushi, tempura, yakisoba e takoyaki.

Todos os anos o Tanabata Matsuri em São Paulo atrai um grande número de visitantes, além dos membros da comunidade japonesa local, oferecendo uma experiência imersiva na cultura da terra do Sol Nascente.

Programação

A programação artística tem início por volta das 10 horas tanto no sábado como no domingo. Passarão pelo palco montado na Praça da Liberdade-Japão e na pista cantores renomados como Joe Hirata, Pâmela Yuri e Ricardo Nakase.

Quem gosta de taikô pode se divertir com as batidas dos grupos Kodaiko, Mika Yotien, Tangue Setsuko Taiko Dojo, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Kyowa Daiko, Taikô Acal, Yutaka Taikô e o Requios Gueinou Dokokai, além da tradicional Parada Taiko que acontece no sábado.

Destaque ainda para as apresentações de artes marciais e dos grupos de dança folclórica, que prometem encantar o público com seus movimentos leves e harmônicos.

Confira o horário das apresentações no perfil da @acal_liberdade_oficial.

Origem do Evento

O festival Tanabata Matsuri comemora o encontro anual das estrelas Vega e Altair. Ele cai no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.

Sua origem é atribuída à lenda japonesa “Orihime e Hikoboshi”. Conta-se que Orihime, uma tecelã celestial representada pela estrela Vega, se apaixonou por Hikoboshi, um pastor representado pela estrela Altair.

Após se casarem sua felicidade interferiu em suas “obrigações divinas”. A punição do casal foi serem separados pela Via Láctea e só se encontrarem uma vez por ano.

Registros históricos mostram que o festival foi celebrado pela primeira vez no ano de 755 pela Imperatriz Koken. Acabou incluído na agenda do Palácio Imperial de Kyoto a partir do Período Heian (794 – 1185). A festa só ganhou popularidade entre o povo a partir da Era Edo (1603 – 1868).

A festa de rua também é chamada de “Festival da Sétima Noite”, por ser lembra no sétimo dia do sétimo mês do calendário tradicional japonês.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.