O último trimestre de 2022 vem demonstrando um aquecimento nas vendas no varejo, após dois anos com circulação reduzida por causa da pandemia. Com a Black Friday deste ano caindo no mesmo período da Copa do Mundo, os consumidores demonstram mais disposição em aproveitar as ofertas que vêm sendo divulgadas desde o início do mês.

A Associação Brasileira do Varejo (ABV) e a Federação das Câmaras e Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo divulgaram nota, dizendo que é esperado um aumento nas compras de 12% durante o período da Copa, com expectativa de injetar mais de R$ 20 bilhões na economia.

Na Black Friday o aumento deve chegar a 20%, em comparação com 2021, segundo levantamento feito pelos sites Mercado Livre e Mercado Pago. A pesquisa também revela que 80% dos entrevistados confirmaram que pretendem desembolsar até R$ 2 mil.

Outra boa notícia é que o tíquete médio será mais alto, com uma grande parcela investindo em televisões e aparelhos eletrônicos novos para acompanhar os jogos.

As categorias mais buscadas na Black Friday este ano são moda (48%) e tecnologia (44%, com eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.

Ademir de Moraes, presidente da APECC, explica que “no Circuito das Compras a expectativa de vendas para a  Black Friday são às melhores possíveis. Aqui os clientes encontram de tudo, incluindo produtos alusivos à Copa do Mundo e tudo que precisarem para as festas de Natal e Ano Novo, sem falar na grande variedade de vestuário, assessórios e produtos eletrônicos com preços especiais”.

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