O Brasil alcançou, em 2022, uma marca inédita de mulheres à frente de um empreendimento: 10,3 milhões. Somados, homens e mulheres ultrapassam 30 milhões de micro e pequenos empresários, atingindo o maior número da série histórica.  Isso significa que as mulheres são donas de mais de um terço (34,4%) dos negócios no país.

São considerados microempreendedores aqueles que tem empresa com faturamento anual de até R$ 360 mil ou emprega até nove pessoas no comércio e serviços ou 19 pessoas no setor industrial. Já pequenos empreendedores são aqueles que tem negócio com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou que empregam de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria.

Os dados foram divulgados em estudo realizado pelo Sebrae, a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A participação das mulheres cresce, sobretudo nos segmentos de serviços, comércio e indústria. Elas lideram 53% dos empreendimentos nessas áreas. 

Atividades com predomínio de donas de negócios

  1. Cabeleireiros e tratamento de beleza
  2. Comércio de vestuário (complementos)
  3. Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada
  4. Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria
  5. Confecção sob medida
  6. Profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos
  7. Confecção (vestuário)
  8. Outras atividades de serviços pessoais
  9. Outras atividades de ensino
  10. Fabricação de artefatos têxteis
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