Com a popularização da internet, entregas gratuitas de sites e aplicativos, além de outros canais de venda como WhatsApp e redes sociais, cada vez mais o consumidor está em busca de “conveniência”. Esse elemento tornou-se um fator-chave para fechar novas vendas.

Por isso, as lojas físicas precisam repensar as antigas “fórmulas de sucesso”, como uma localização estratégica ou vitrines que chamam atenção. Embora ainda haja um público que busca isso, acessibilidade e simplicidade são os principais fatores para determinar as decisões de compra.

“A ascensão do omniconsumidor, que tem acesso a tudo e a qualquer momento, além da multiplicação de ofertas e alternativas desafiam as antigas fórmulas de sucesso do varejo”, explica Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.

Conforme o especialista, é preciso uma capacidade de adaptação, prontidão e ação imediatas. Isso inclui o desenvolvimento de uma estratégia digital, para lojas de qualquer tamanho.

Gouvêa defende que “talvez o mais importante seja mudar a forma de pensar e tomar atitudes imediatas. Dentro do ecossistema, nós praticamos o triple A, que é exatamente isso: atitude, ação e agora.”

Por isso, o site e as redes sociais da APECC constantemente trazem novidades sobre tendências de consumo e dicas de cursos para capacitar os empreendedores do Circuito das Compras a serem inovadores e competitivos, adaptando-se às novas realidades de consumo.

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