Por Thomas Law* e Armando Rovai**

Em 8 de maio é comemorado o Dia Nacional do Turismo, a relevância da lembrança desta atividade no ano de 2022 se demonstra muito importante, tendo em vista que estamos diante da retomada plena da economia, vida e viagens neste momento de diminuição do contágio promovido pela pandemia do COVID-19.

Quando tratamos da cidade de São Paulo, é importante mencionar que a Metrópole tem alto índice de turismo comercial, em especial o que ocorre no Circuito das Compras.

A fim de atrair maior número de turistas, a região central do maior município do país passou a disponibilizar mais pontos de lazer, de modo a estimular a população a visitar seu entorno e conhecer o centro de compras, bem como seus museus, bibliotecas, teatros, música, artes visuais, entre outros pontos de entretenimento de cultura.

Ainda, auxiliando na peregrinação das compras, temos a gastronomia como um ponto forte do Circuito, pois, atrai muitas pessoas para a região, em especial, aos fins de semana e datas comemorativas, uma vez que o local abriga diversos espaços tradicionais, tais como restaurantes italianos, portugueses, padarias, e, também, points culturais, como as comunidades do leste asiático localizadas nos bairros da Liberdade, Bela Vista e do Bom Retiro.

Incentivando a migração de pessoas para passear nos bairros centrais, destaca-se que temos 993 ruas e 2.714 trechos de ruas, sendo a maior parte delas localizadas nos bairros Brás, Sé, Belém, Bom Retiro e Pari, com predominância da sua ocupação relativa ao comércio popular, por meio das mais de 40 mil empresas que existem ali.

Enfatizando a importância destes bairros para o comércio, geração de riquezas, emprego, tributos e lazer, vê-se que todos os dias quase dois milhões de pessoas movimentam-se pelas adjacências do Circuito das Compras, sendo moradores, trabalhadores, consumidores e turistas, observando, ainda, que esse número costuma ser maior nas épocas festivas.

Posto isto, resta evidente a importância desta atividade para a Circuito de Compras da região Central da Cidade São Paulo, pois, com a retomada plena dos viajantes nos deparamos com a possibilidade de continuar a revitalização dos locais mais antigos e trazer novas opções para a população brasileira.

_____

*Thomas Law é Doutor em Direito, Professor da PUC/SP e da FAAP. Presidente do IBRACHINA e do IBRAWORK

**Armando Rovai é Doutor em Direito, Professor da PUC/SP e do Mackenzie. Foi Secretário Nacional do Consumidor (SENACOM/MJ) e Presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) e do IPEM/SP. Atualmente é Assessor Jurídico da APECC.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.