Vender produtos pela internet é uma das melhores alternativas para empresas que querem aumentar o faturamento e conquistar o público de todos os estados brasileiros.

Porém, o processo é trabalhoso. Apenas criar um site e esperar os compradores encontrar a sua marca não é o suficiente. O cliente precisa encontrar facilmente o site ou a loja online, que deve ser atraente o suficiente para que ele fique muito tempo fazendo compras.

Logo, a experiência de compra deve ser a mais fácil possível, para não haver desistência por falta de informação ou dificuldade em achar o que procura.

Para quem já teve essa experiência ou planeja começar agora, algumas dicas podem aumentar as vendas no ambiente virtual.

1. Aprenda a cadastrar os produtos corretamente

Os produtos só podem ser encontrados com o conteúdo certo. Sendo assim, antes de começar a descrever os produtos, pense: como posso nomear esse item para que ele possa ser encontrado rapidamente?

Os textos tornam os produtos atraentes e, ao mesmo tempo, fornecem todas as informações e detalhes que valem a pena conhecer, sem que o cliente tenha que enviar mensagens com dúvidas.

Use as palavras-chave certas e aumente sua visibilidade. Quanto mais informações forem exibidas, maior a chance da compr sem concretizada.

2. Seja transparente com o público

Tempos de entrega e custos pouco claros aumentam a taxa de rejeição. Informe os potenciais clientes quando eles podem esperar a entrega e esclareça todos os termos de envio e métodos de pagamento no processo de finalização da compra.

Uma boa dica é responder às perguntas mais comuns, como:

  • Tempo previsto para envio;
  • Prazos para entrega;
  • Formas de pagamento;
  • Como fazer a troca;
  • Como relatar atrasos ou defeitos no produtos;
  • Entre outras dúvidas que sejam comuns no seu público.

3. Otimize sua loja online para o celular

Cada vez mais brasileiros utilizam o celular para fazer compras. Logo, a sua loja virtual precisa ser responsiva, isso é, ter tecnologia para ser acessada através de smartphones.

Uma boa dica é projetar a experiência do usuário de forma a evitar rolagem infinita e ainda apresentar todos os produtos igualmente.

Seu site precisa ser rápido para que os usuários que estejam com conexões 3G ou 4G não esperem muito tempo para que todas as informações sejam carregadas.

4. Faça anúncios

Novos negócios precisam anunciar no Google e nas redes sociais para tornarem-se conhecidas. Ao contrário do que muitos pensam, é possível fazer anúncios com baixo investimento.

Para quem não sabe por onde começar, existem muitos vídeos no Youtube mostrando o básico do processo. Quando o faturamento aumentar, contratar uma empresa especializada em anúncios para veículos digitais será essencial.

As dicas acima podem ser usadas também por quem tem um orçamento limitado e não deseja investir em site próprio, existem várias opções de marketplaces. São grandes plataformas que hospedam páginas específicas de lojas de todos os tamanhos, como Olist e Mercado Shops. Vale lembrar que elas cobram pelo serviço e isso deve ser levado em conta na hora de calcular o preço final.

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