Reduzir o índice de perdas no varejo geralmente é um desafio para o empreendedor. Afinal, todos trabalham para diminuir custos, melhorar o atendimento dos clientes e manter suas margens de lucro.
Um estudo divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em parceria com a consultoria KPMG, mostra que o varejo brasileiro acumulou R$ 24,08 bilhões em perdas no ano passado.
A pesquisa aponta que o montante é resultado de furtos, avarias, falhas no controle de estoque e data de vencimento expirada. Para evitar estes problemas, a Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) está sugerindo que os comerciantes adotem procedimentos que ajudam a reduzir as perdas:
Quebras operacionais
As quebras operacionais, ou perdas de produto, respondem por quase 40% do total dos prejuízos. Em mercearias e mercados, por exemplo, 50% das perdas estão relacionadas aos produtos perecíveis e à data de vencimento. Já no segmento de moda, 40% são danos causados por clientes.
Por isso, um controle de estoque bem feito, com acompanhamento constante do inventário, além de registro das causas de descarte físico do produto, é fundamental para gerar informações precisas do problema da empresa.
Nas lojas de menor porte, onde não há uma equipe específica de prevenção de perdas, é importante fazer um trabalho de conscientização constante dos colaboradores sobre como evitar prejuízos.
Entrega das mercadorias
Lojistas que contam com serviço de entregas ou que vendem em marketplaces na internet e precisam de uma transportadora, registram que avarias como amassados, riscos, quebras ou vazamentos gera muitos pedidos de troca ou até de cancelamento dos pedidos.
Em alguns casos, o processo para ressarcimento do prejuízo pela transportadora ou o marketplace pode ser burocrático e até mesmo negado. Por isso, vale a pena investir mais para garantir que a embalagem está adequada para proteger o produto.
Outro cuidado importante é no processo de expedição de pedidos, em virtude das variações dos produtos. Se há erros na separação do estoque, corre-se o risco de o cliente receber o produto errado. Muitas vezes, devido ao valor frete, não compensa o item retornar à loja, pois se configura como perda. Por isso, todo o procedimento de entrega deve ser constantemente revisto e aprimorado.
Tecnologia para redução das perdas
O uso de aparelhos como câmeras, sensores de presença, etiquetas antifurto, entre outros, pode ser muito útil para a reduzir eventuais perdas no estabelecimento, inibindo, inclusive, roubos e furtos de mercadorias.
Porém, o uso mais essencial de tecnologia deve ser o controle de estoque. Se um produto não está em exposição na loja, a venda é inviabilizada. Em casos de itens perecíveis ou com data de vencimento restrita, esta falha também pode resultar em prejuízo.
Um bom software de gestão de estoque ajuda a reduzir perdas. Existem várias alternativas baratas e até gratuitas, disponíveis em formato de aplicativos para celular. É possível baixar e testar para identificar qual se adapta melhor à realidade do seu negócio.