O Dia das Mães é um dos eventos mais lucrativos para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Em 2025, as projeções indicam um crescimento de até 8% nas vendas em relação a 2024, segundo dados da ABComm.
Para impulsionar suas vendas nesta data especial é preciso levar em conta o perfil de consumo dessa festa sazonal. O presidente da APECC, Ademir de Moraes, destaca que “o Circuito das Compras possui tanta variedade que é impossível o cliente não encontrar o que procura. As lojas estão renovando os estoques e entregarão muitas novidades”.
- A tendência dos últimos anos mostram um aumento das buscas de Beleza e Bem Estar acima da média, com produtos como kits de skincare e spas em casa. A Moda Sustentável também ganha espaço, como acessórios vindo junto. Por fim, os eletrônicos se consolidaram como uma opção que agrada diversos públicos.
Dicas Práticas para vender mais no Dia das Mães
1. Crie Conexões Emocionais
Presentes personalizados geram maior valor agregado. Os comerciantes podem realizar ações como:
- Oferecer gravação de nomes em joias, semijoias, bolsas ou itens decorativos.
- Criar kits temáticos (ex.: “Box Autocuidado” com produtos escolhidos por perfil).
- Utilizar embalagens customizadas com mensagens afetivas.
2. Gere conteúdo atraente nas Redes Sociais
Plataformas como Instagram e TikTok são vitais para todo empreendedor hoje em dia. Muitas vezes as próprias ferramentas dos aplicativos são suficiente para produção de vídeos que podem mostrar:
- Novidades da loja e tendências do ano
- Depoimentos de clientes falando sobre as mães.
- Promoções como “Conte uma história sobre sua mãe e concorra a um brinde”.
3. Antecipe as Promoções e Crie Urgência
Comece sua campanha o quanto antes para aproveitar a decisão de compra antecipada:
- Ofereça descontos progressivos (ex.: 10% off em abril, 5% em maio).
- Crie ofertas-relâmpago no WhatsApp ou stories do Instagram (“Só hoje: 2ª peça com 50% off”).
4. Outra boa ideia é oferecer opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar. Você pode criar um design interessante para personalizar esses vales. Use formatos diferenciados, em tecido ou papel reciclável ou dobraduras criativas.