Anualmente o Dia Mundial das Cidades é celebrado em 31 de outubro. A data foi criada pelas Nações Unidas em 2013, visando fomentar a cooperação entre estados para enfrentar os desafios da urbanização, além de incentivar o desenvolvimento urbano sustentável.
A APECC, em parceria com o Ibrachina, trabalha para promover o uso da tecnologia para cidades mais inteligentes e sustentáveis. O conselheiro diretivo da APECC, Thomas Law, participou de reuniões da Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City) da Câmara Municipal de São Paulo, onde apresentou propostas.
Ao mesmo tempo, a APECC é um dos patrocinadores do Concurso de Requalificação Urbana para o entorno do Mercado Municipal Paulistano. A iniciativa está reunindo especialistas do meio acadêmico, com apoio do poder público e participação ativa da iniciativa privada.
“O centro de São Paulo tem muitos e grandes desafios. Quando a gente consegue reunir poder público, universidades e iniciativa privada, vê-se que podemos levar um projeto que será bom para toda a cidade”, disse Thomas no lançamento da competição. Elencou ainda exemplos de grandes cidades visitadas por ele que passaram por um processo de revitalização, como Barcelona, com o Distrito @22, e Nova York, que também teve um concurso que resultou em melhorias urbanas como o High Line.
Saiba todos os detalhes e faça a inscrição no site https://concursoentornomercadaosp.org.br/
Conforme explica Ademir Moraes, presidente da APECC, “o projeto vencedor será contratado para o desenvolvimento de um Plano de Requalificação Urbanística e de um Projeto de Intervenção Urbana no entorno do Mercadão”.
“Temos certeza que esse é um passo importante que damos para um Centro mais acolhedor, inovador e sustentável”, complementou.
Organizado pelo IAB-Departamento São Paulo e pela Escola da Cidade, com a colaboração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), o concurso tem o apoio de Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura Municipal de São Paulo, Todos Pelo Centro e Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, além do patrocínio da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) e do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina).