O Dia Mundial da Energia foi criado em 1981 para conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar recursos naturais e procurar meios sustentáveis para a geração de energia.

Mas além da questão do meio ambiente, também conseguimos vantagens interessantes para empresas que acolhem a ideia e fazem mudanças em suas instalações.

O Índice ESG, que significa Environmental, Social and Corporate Governance, (ambiente, social e governança corporativa), é um conjunto de políticas que orientam empresas investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.

Cada letra da sigla representa um dos três pilares trabalhados, sendo a letra “E’ voltada para políticas ambientais, como o uso de energia sustentável. Empresas ambientalmente sustentáveis podem adotar o ESG e com isso atrair investimentos, reduzir o risco legal e regulatório, entre outras vantagens.

Para adotar o Índice ESG é preciso cumprir todos os requisitos da agenda, através de investimentos em tecnologia e em pessoal.

Em médio prazo as pequenas empresas podem colher resultados interessantes como conseguir apoio do mercado financeiro para expandir suas instalações.

Mostrar que a empresa está engajada com questões sustentáveis também melhora a reputação das marcas, atraindo o público que está cada vez mais interessado em empresas que possuem  iniciativas cuidadosas em relação aos impactos ambientais.

 

Como adotar o ESG para micro e pequenas empresas

Adote medidas como energia solar, busque alternativas para reduzir o consumo de água na empresa e promova ações que evitem o desperdício de energia elétrica e água. Também é importante pensar em formas de reduzir a poluição e a geração de lixo.

Na questão social, as micro e pequenas empresas interessadas em adotar o ESG podem promover a diversidade e a inclusão social, além de garantir a todos os trabalhadores os direitos trabalhistas e obedecer às normas de segurança de cada setor.

Já para a governança, as iniciativas devem ser voltadas para ações contra condutas inapropriadas dentro da companhia, como assédio moral e corrupção.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.