Os jovens desejam oportunidades de trabalho seguro e qualificado. Visando ressaltar a importância de oferecer esses espaços foi criado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador que é comemorado no dia 24 de abril.
Em meio a um quadro de pandemia, o Brasil tem vivido um quadro desafiador. No Brasil, os jovens representam 31% dos desempregados do país em 2021.
Durante um debate na Câmara dos Deputados sobre essas questões, o coordenador de estudos de trabalho e renda do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Henrique Corseuil, mostrou estatisticamente que existe uma barreira muito forte ao primeiro emprego no país.
Para vencer a recusa de muitas empresas em contratar jovens pela sua falta de experiência, o professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Joelson Sampaio, aponta que um dos caminhos é oferecer capacitação para a mão de obra jovem. Em entrevista para a Fundação Na Prática, Joelson declarou que investir em formações em tecnologia pode ajudar o jovem a ocupar mais postos de trabalho.
Uma opção acessível e gratuita para o jovem que está procurando emprego é buscar capacitação que compense a falta de experiência, preparando-se com cursos e palestras. O site do SEBRAE tem uma série de qualificações , que podem ser feitas online.