A cidade de São Paulo foi o destino turístico nacional mais vendido em 2023, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), entidade que reúne as maiores empresas do setor. As operadoras são as responsáveis pela montagem dos pacotes turísticos que depois serão vendidos pelas agências de viagens.
É a primeira vez que um destino turístico fora do Nordeste aparece na liderança do ranking. Maceió e Porto Seguro ficaram em segundo; Porto de Galinhas e Recife em terceiro.
Entre os principais motivadores das viagens para São Paulo está o turismo de compras. Nesse aspecto destaca-se o movimento no Circuito das Compras, que atrai milhares de pessoas todos os dias, que visita o comércio da 25 de Março, da Sé, da Liberdade, do Brás, do Pari, além das ruas Santa Ifigênia e São Caetano (Rua das Noivas).
Ademir Moraes, presidente da APECC, destaca que “nesse Dia do Turismo só temos que homenagear o grande número de turistas que visitam a cidade de São Paulo e, principalmente, o Circuito das Compras. Estamos sempre de braços abertos à disposição do turista do interior de São Paulo, dos outros estados e dos países vizinhos, porque São Paulo é uma cidade bonita, uma cidade linda, tem um centro fantástico e um comércio super receptivo pra atrair o maior número possível de turistas e vamos que vamos, então a vocês turistas, as nossas homenagens da APPEC. Um belo dia para vocês!
Grandes Eventos
No turismo de negócios, a cidade também é líder, pois oferece infraestrutura moderna, com locais preparados para receber grandes eventos, feiras e congressos, e atrai empresas de todo o mundo.
Foram 1.286 em 2023, entre feiras, congressos e convenções, com 6,3 milhões de participantes e impacto econômico de R$ 9,3 bilhões, segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe).
As grandes montagens de entretenimento contribuíram para a atração de turistas. Os de maior impacto foram os festivais Lollapalloza (em março) e The Town (setembro), com plateia somada de 800 mil pessoas. E entre os shows individuais, os destaques foram a banda inglesa Cold Play e a americana Taylor Swift: do público presente nos estádios do Morumbis e no Allianz Parque, respectivamente, 20% eram moradores de outras cidades e Estados.
Para 2024 a expectativa é de que a cidade tenha um desempenho superior na atração de turistas. Pela primeira vez na história a cidade receberá as três maiores categorias do automobilismo mundial: Fórmula E, de carros elétricos, que aconteceu em março, WEC Le Mans, agendada para 14 de julho (depois de dez anos fora do Brasil), e a tradicional Fórmula 1, em novembro.
O evento mais esperado, contudo, será a primeira partida de futebol americano realizada no hemisfério sul. Organizado pela National Football League, a poderosa NFL, acontecerá em 6 de setembro, na Neo Química Arena, em Itaquera, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. O impacto econômico projetado para o evento é de US$ 60 milhões.
Com informações da Prefeitura de São Paulo