O Dia do Turista é celebrado em 13 de junho no Brasil. A data foi criada como homenagem às pessoas que gostam de conhecer diferentes lugares no Brasil e no mundo.

Existe mais de um tipo de turista. Além daqueles que viajam para se divertir e conhecer lugares, existem pessoas que fazem o chamado “turismo de compras”. Eles unem lazer e oportunidades de negócios, comprando bens para si ou para revender em sua cidade de origem. Também há viajantes de países vizinhos atraídas por essa possibilidade, em especial quando a diferença de câmbio é vantajosa.

Quando o assunto é turismo doméstico, a cidade de São Paulo se destaca por ser destino de viagens de negócios. O Anuário Estatístico de Turismo 2021, mostra que a capital paulista recebeu 49,2% dos turistas que têm esse foco.

Historicamente, o turismo de compras sempre foi forte em solo paulistano. Nesse contexto destaca-se o Circuito das Compras, que engloba regiões de comércio popular como Brás, Bom Retiro, Pari, Liberdade e o entorno da rua 25 de Março.

Com preços atrativos, as lojas dessas regiões atendem tanto o consumidor final quanto donos de estabelecimentos comerciais. Isso possibilita que agências de turismo de todo o país ofereçam viagens para São Paulo para quem deseja fazer negócios.

A região do Circuito de Compras é muito importante para a maior cidade da América Latina, pois além do comércio, o turismo de compras também movimenta o setor hoteleiro, bares e restaurantes. Muitos desses turistas também aproveita a oportunidade para conhecer as atrações culturais e artísticas da cidade.

Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), com o fim das restrições sanitárias, a região já voltou a receber milhares de turistas todos os meses. Um levantamento divulgado pelo órgão mostra que somente no Terminal Turístico de Compras 25 de Março desembarcam 600 ônibus fretados todos os meses. Em dezembro, por causa das compras de Natal, o número de ônibus chega a 900.

O perfil do “turista de compras” é alguém que realiza uma viagem de curta duração, geralmente nos finais de semana ou feriados prolongados e está em busca de preços atrativos, fazendo compras de produtos que atendam o nicho específico de seu negócio. Por isso, quem busca vestuário vai ao Brás e ao Bom Retiro, enquanto eletrônicos são encontrados na rua Santa Ifigênia. Já a região da 25 de março oferece de tudo um pouco, com produtos para atender diversas necessidades.

Vale destacar que as regiões de comércio popular também dão ao turista acesso a importantes monumentos históricos de São Paulo. Para incentivar o acesso a esses espaços, a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) mantém em seu site um guia com curiosidades da região que fala sobre museus, passeios e áreas públicas interessantes que os turistas precisam conhecer.

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