O Dia Nacional do Imigrante Italiano é celebrado em 21 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 como homenagem à chegada de 380 famílias de imigrantes italianos ao Brasil no Vapor “La Sofia” em 1874. Para celebrar, nada melhor do que saborear a deliciosa culinária italiana! Listamos abaixo alguns dos mais tradicionais restaurantes do Circuito das Compras. Mangia che te fa bene!
A Rua Rui Barbosa abriga uma das cantinas italianas de nome mais inusitado: a C… Que Sabe! Localizada bem próximo ao bairro da Liberdade, foi inaugurada por uma família de imigrantes em 1931. É muito procurada por famosos e clientes apaixonados por massas e pela perna de cabrito assada, tradicionalmente acompanhada de molho da carne, batatas e brócolis. O menu é repleto de opções, que conta com risotos, massas recheadas e simples, carnes, peixes, sobremesas e muito mais.
A Castelões é considerada uma das cantinas e pizzarias mais antigas de São Paulo. Funcionando desde 1924 no Brás, preza pela tradição dos imigrantes italianos que ali se estabeleceram. As massas são temperadas com segredos de família compartilhados entre gerações. As pizzas possuem massa grossa e são preparadas à moda antiga. A mais procurada leva o nome da casa e seu recheio combina generosas camadas de muçarela e calabresa. O cardápio traz ainda uma seleção de massas vendidas especialmente na hora do almoço, quando o forno a lenha não está aceso.
A Cantina Gigio é uma das mais novas da região: foi fundada em 1971 na rua do Gasômetro, uma das mais conhecidas no Brás. O restaurante típico se destaca pelos pratos bem servidos, cujas porções podem ser divididas por até 4 pessoas. Uma das sugestões da casa é o talharim verde ao molho de tomates frescos, com manjericão, champignon fatiado e filé-mignon. A fama do local impulsionou a abertura de uma filial na Rua dos Pinheiros.