O Dia do Consumo Consciente foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009. Seu objetivo é despertar a consciência do público para os problemas socioambientais causados pelos padrões atuais de consumo. A data é lembrada dia 15 de outubro em todo o Brasil.
O consumo consciente visa alertar a população sobre como os produtos ou serviços devem minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, a emissão de poluentes e a geração de resíduos.
Por isso, os consumidores precisam estar bem informados para, na hora da compra, escolher os produtos mais sustentáveis. Esse é um tema defendido pela APECC, que tem compromisso com a Agenda 2030, estimula a adoção das práticas de ESG e apoia eventos para a promoção da sustentabilidade.
Ademir Moraes, presidente da APECC, destaca que a data é importante “para despertar a consciência socioambiental, fortalecer as práticas de reutilização de embalagens e separação dos resíduos, entre outras. Com isso vamos preservar o meio-ambiente e melhorar a qualidade de vida nas cidades”.
Mesmo as pequenas práticas de consumo consciente ajudam a garantir a vida no planeta. Existem várias ações que podem ser tomadas no dia a dia, como evitar o desperdício de alimentos, separar corretamente o lixo para reciclagem, evitar o desperdício de água e energia, e dar preferência ao transporte público.
Na hora de comprar algo, é sempre bom fazer perguntas como: “realmente preciso?”, “como se usa?”, “como descartar”? Deve-se privilegiar produtos duráveis, evitar mercadorias com muitas embalagens plásticas, preferir produtos com refil e identificar marcas que tenham ações em prol da sustentabilidade.
Quem deseja conhecer mais sobre o tema, pode acessar o Caderno Consumo Sustentável do governo de São Paulo.