Comemorado anualmente no dia 16 de julho, o Dia do Comerciante visa homenagear todos os profissionais que trabalham em uma das atividades mais importantes da economia: o comércio.

Criada por uma lei federal de 1953, a data foi escolhida por ser o dia de nascimento de  José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairú, o Patrono do Comércio Brasileiro. Ele é considerado o “patrono do comércio” por sua contribuição com a histórica “abertura dos portos às nações amigas”, realizada por Dom João VI.

O diretor da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC), Ademir de Moraes, parabenizou os comerciantes pela data.

“Hoje é um dia para se homenagear essa categoria que vem impulsionando a economia do país em todos os sentidos. Seja pequeno, médio ou grande comerciante, todos ajudam a fazer deste país uma grande economia”, afirmou. Destacou ainda que “a APECC trabalha para que todos os comerciantes do Circuito das Compras alcancem seus objetivos e obtenham sucesso”.

A força do comércio de São Paulo

Atualmente, o comércio é responsável por mais da  metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, gerando 75% dos empregos. Conforme o IBGE, o Comércio é dividido em três áreas: varejista, atacado e comércio de veículos e peças. A primeira área tem o maior número de lojas, sendo mais de 1,2 milhão no país.

Tido como o coração da economia nacional, São Paulo é lar do maior centro de comércio popular da América Latina: a região da 25 de março e adjacências.

Mais de um milhão de pessoas passam diariamente nas áreas da capital conhecidas pela variedade de produtos e preços convidativos. Segundo estimativas, considerando toda região onde o Circuito das Compras está inserido, as vendas anuais ficam na casa dos R$ 17 bilhões, segundo o site Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

 

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