Data que vem ganhando relevância nos últimos anos, o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro. As lojas que o incluírem em sua data sazonal tendem a experimentar um aumento nas vendas.

O objetivo original era gerar uma oportunidade para aproximar consumidor e empresa. Um dos indicadores que apontam o crescimento de interesse é a busca pelo termo no Google. A ferramenta Trends do mecanismo de busca revela um aumento de mais de 30% de 2018 para cá.

A Voxus, empresa de análise de negócios online, apresentou um relatório este mês, mostrando que os segmentos de moda, beleza, saúde e eletrônicos deve aumentar em 2022. O grande destaque são as peças de vestuário, cujo crescimento pode superar os 160%. Por sua vez, cosméticos e produtos para o corpo devem subir, em média, acima de 30% e os eletrônicos ultrapassar os 20%.

Origem da data

O “Dia do Cliente” foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul. Seu idealizador foi o empresário João Carlos Rego, especialista em Marketing. A origem dessa data comemorativa é a premissa de que havia muitas celebrações segmentadas, como dia dos Pais e das Mães.

Como os clientes são os quem mantém as empresas economicamente ativas, a ideia era homenagear a todos os que consomem. Defendendo sua ideia, João Carlos Rego publicou artigos explicando a necessidade de se celebrar a data. Também os enviou para assembleias legislativas de todo o Brasil.

Conseguiu chamar a atenção e a data entrou no calendário oficial de 14 estados. Em setembro de 2019, o Dia do Cliente foi formalizado pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

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