A Estação Júlio Prestes, localizada no distrito de Santa Cecília, região central da capital, foi uma das maiores estações ferroviárias do estado de São Paulo. Sua história continua chamando a atenção de moradores e turistas que visitam a mais cidade do Brasil.

Inaugurada em 1938, no auge do desenvolvimento da cultura do café, seu projeto arquitetônico foi inspirado na Abadia de Westminster, tendo um grande relógio no topo que remete ao Big Ben inglês. Parte do material usado na construção foi importado da Inglaterra.

Os arquitetos que projetaram a estação de 25 mil metros quadrados também buscaram inspirações dos EUA, mais precisamente nos modelos nova-iorquino das famosas Grand Central Station e Pennsylvania Station.

Em 1927, o projeto da Estação foi premiado no III Congresso Panamericano de Arquitetos, pelo marcante estilo “Luís XVI” da construção.

O nome original da estação era apenas “São Paulo”, mas em 1951 foi mudado para  homenagear o ex-presidente da Província do Estado de São Paulo, Júlio Prestes de Albuquerque, eleito presidente do Brasil em 1930, mas impedido de assumir o cargo.

Ponto turístico de São Paulo

Na mesma estrutura da Estação Júlio Prestes funciona a Secretaria de Cultura do Estado. Desde 1999, também abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp). Trata-se de uma das casas de espetáculos mais importantes da América Latina, com acústica de qualidade indiscutível.

Em frente à estação está localizada a Praça Júlio Prestes, onde ficam a estátua em bronze de Alfredo Maia e a escultura abstrata em aço criada por Emanoel Araújo.

Como parte dos bairros que formam o Circuito das Compras, a Estação Júlio Prestes oferece aos turistas a oportunidade de conhecer uma estrutura arquitetônica bem preservada que remete à história da cidade de São Paulo.

No entorno da estação há diversos pontos turísticos interessantes, como a Pinacoteca, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa e espaços de compras como o Bom Retiro.

Como chegar

De metrô: ela é uma das estações das linhas 1 (Azul) e 4 (Amarela),

De Trem:  o local é uma das estações das linhas 11 (Coral) e 13 (Jade), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.