A Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, é uma igreja católica que tem forte representação histórica para o estado de São Paulo.

Construída no Centro da capital paulista, a igreja segue o estilo neogótico e levou 40 anos para ficar pronta. Localizada na Praça da Sé, onde está o Marco Zero da cidade, a catedral representa a chegada dos colonizadores em São Paulo e o trabalho dos jesuítas que atuaram na fundação do estado.

Inclusive, a construção foi para celebrar os 400 anos da capital. Antes disso, uma igreja foi construída em 1589, sendo substituída em 1764  por uma nova edificação no estilo barroco, demolida em 1911, para o início das obras da catedral.

A questão histórica do templo católico está ligada à fundação da maior cidade da América Latina por ser o local onde os padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega iniciaram a missão religiosa construindo o Colégio Real Jesuíta, em 1554.

Os restos mortais desses religiosos estão até hoje na cripta da catedral, assim como os restos do Cacique Tibiriçá, líder indígena tupiniquim que era aliado dos jesuítas.

Por essas razões, visitar a Catedral da Sé é um passeio histórico que pode incluir a visitação ao Marco Zero. O monumento geográfico, localizado na Praça da Sé, representa o centro da cidade. O prisma hexagonal norteia as placas toponímicas de São Paulo e mostra a direção para outros estados da Federação.

A região ainda apresenta outras alternativas culturais históricas para visitação, como o Pátio do Colégio, a Faculdade São Francisco, entre outros que você pode conhecer na nossa lista de destinos do Circuito das Compras.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.