Um dos cartões postais da cidade de São Paulo  e que também fica na região do Circuito das Compras, o Vale do Anhangabaú é localizado no coração da capital paulista. Ele tem fácil ligação com outros pontos importantes do Centro Antigo como a Praça da Sé, a 25 de Março e a Praça da República.

Este grande parque é entre a Praça da Bandeira e a Avenida São João. São 43 mil metros quadrados disponíveis para a população, com algumas árvores e muita iluminação. É neste espaço que eventos são realizados, como comícios, manifestações públicas, apresentações, espetáculos populares e muitos outros.

Todos os dias milhares de pessoas passam por ali, quer seja para aproveitar as compras nas ruas adjacentes como a Rua Santa Ifigênia, como para trabalhar nas empresas de serviços, comércios e as muitas repartições públicas que encontramos ao redor do Vale do Anhangabaú.

O espaço está próximo de duas estações de metrô: São Joaquim, linha azul, e Anhangabaú, linha vermelha. Ambas dão acesso ao vale.

História do Vale do Anhangabaú

O Vale do Anhangabaú nasce com o aterro do Ribeirão Anhangabaú, um rio que ganhou um nome indígena que significa em tupi a expressão “água venenosa”. Os indígenas que viviam em São Paulo consideravam o Rio Anhangabaú como maldito, pois suas águas eram muito férreas.

Com a canalização, em 1906, surgiu o grande parque que em 1940 foi reformulado seguindo as mudanças arquitetônicas que aconteciam por toda a cidade naquela época.

E por falar em transformações, o Vale do Anhangabaú passou recentemente por uma nova revitalização tendo sua paisagem transformada pela Prefeitura de São Paulo.

Esta foi mais uma dentre as diversas reformas que o espaço passou nesses pouco mais de 110 anos de existência.

A jardinagem foi refeita, com as árvores mais afastadas criando um espaço de passagem maior. Além disso, um projeto de iluminação foi estruturado para clarear o trajeto e assim melhorar a segurança de quem frequenta o Vale.

O que conhecer no Vale do Anhangabaú?

O Vale do Anhangabaú é um parque urbano que não tem atrações próprias, por isso é preciso verificar se há programações específicas sendo realizadas no espaço.

 

Quem quiser visitar, pode conhecer o parque todos os dias da semana, pois está permanentemente aberto.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.