A Pinacoteca de São Paulo, mais conhecida pelos paulistanos como “Pina”, é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo.

Localizado no bairro da Luz, é o museu de arte mais antigo da capital, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde então vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

Seu acervo conta hoje com cerca de 11 mil peças, tendo começado de forma bastante simples, após a transferência de 26 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras mais destacadas são trabalhos de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.

São dois edifícios abertos ao público e com intensa programação: a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação. A primeira é conhecida pelos visitantes como Pina Luz, antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios. Projetada no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, passou por uma ampla reforma, no final da década de 1990, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O edifício comporta ainda um dos principais laboratórios de conservação e restauro do país.

Já a Pinacoteca Estação, ou Pina Estação, inaugurada em 2004, originalmente abrigou os armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. Seu edifício, também projetado por Ramos de Azevedo, foi totalmente reformado pelo arquiteto paulistano Haron Cohen para receber parte do programa de exposições temporárias e do acervo do museu.

No primeiro andar da Pina Estação, está localizado o Centro de Documentação e Memória (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de publicações de artes visuais disponíveis para consulta pública. E, no térreo e no terceiro andar, está situado o Memorial da Resistência de São Paulo, no edifício que um dia sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), entre os anos 1940 e 1983.

Confira a programação atual no site oficial.

A maneira mais fácil de chegar à Pinacoteca de São Paulo é usando o transporte público. Ela fica em frente à Estação da Luz, atendida pelas Linhas Azul e Amarela do metrô de São Paulo. Além das linhas 7, 11 e 13 dos trens da CPTM.

Há várias linhas de ônibus que passam pelo local: 107T-10, 1178-10, 175T-10, 1783-22, 412, 701A-10, 701U-10

Compartilhar.

Comentários estão fechados.