O Pátio do Colégio é um dos principais pontos do Centro de São Paulo e também uma das construções de maior história para a capital paulista.

Trata-se do primeiro imóvel da cidade, datado de 1554. Mais precisamente no dia 25 de janeiro, data de fundação de São Paulo.

Foram os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta quem trabalharam na fundação deste núcleo que servia para auxiliá-los na catequização de indígenas, servindo como escola.

Localizado na Praça Pateo do Collegio número 2, o casarão colonial também teve seu valor político, servindo como sede para o governo paulista entre os anos de 1765 e 1912.

Sua história também envolveu várias questões conflituosas, chegando a ter o nome trocado para Palácio dos Governadores com a expulsão dos jesuítas. Em 1896, o prédio original foi parcialmente demolido e modificado; em 1953 foi totalmente demolido até que entre 1954 e 1979 o prédio foi reconstruído inspirado na construção original.

Atualmente, o Pátio do Colégio é considerado como um local que preserva a memória da educação paulistana, onde encontramos um grande acervo de objetos que contam a história dos primeiros anos da cidade que é hoje a maior da América Latina. Lá é possível encontrar o Museu Anchieta, com muitos materiais que narram o progresso da capital paulista.

Quem passa pelo Circuito das Compras certamente gostará de conhecer esse pedaço de história viva da cidade de São Paulo.

Como visitar

As visitas ao Pátio do Colégio são disponíveis de  terça a sexta-feira, das 9h00 às 16h30, mas é necessário fazer o agendamento prévio pelo telefone (11) 3105-6899. A visita tem o valor de R$ 2,00 e não é possível visitar o Museu Anchieta, nem ter acompanhamento de monitores.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.