Uma das principais estações de metrô e trem de São Paulo, a Estação da Luz também é um ponto turístico repleto de histórias sobre a formação da maior cidade da América Latina.

Localizado no Centro Histórico da capital, o prédio foi construído tendo como objetivo principal atender a produção cafeeira que estava em alta na época. Toda a estrutura metálica utilizada na estação foi financiada com capital inglês e os materiais utilizados foram importados da Inglaterra pela primeira empresa ferroviária da cidade, a São Paulo Railway Company (SPR).

O local atendia a necessidade de uma estação de conexão entre fazendas de café paulistas e o Porto de Santos, pois a ferrovia já ligava a cidade do litoral paulista com a cidade de Jundiaí, no interior.

O primeiro prédio da estação ficava mais próximo da atual avenida Prestes Maia e foi demolida em 1888. O segundo foi construído em outro local, entre as atuais ruas Florêncio de Abreu e avenida Cásper Líbero. O prédio que persiste até hoje foi projetado pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver e inaugurado em 1901.

Um dos aspectos históricos do local é que durante muitos anos a Estação da Luz foi o ponto de partida e terminal do Trem Santa Cruz, que fazia ligação entre a capital paulista com a Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Estação da Luz: passageiros na estação. Foto: Google Arts & Culture

Tombamento do prédio e reformas

Ao longo das décadas o trem foi perdendo a força entre as classes mais nobres e as estação foram caindo em desuso. Mesmo assim, a Estação da Luz continua sendo um dos cartões postais de São Paulo.

Sua arquitetura típica do século XX faz dele um dos principais pontos de interesse na região do Bom Retiro. Em 1982 a Estação foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em reconhecimento à importância histórica e arquitetônica do prédio.

Nas décadas de 1990 e 2000, a Estação passou por várias reformas. A principal foi projetada por Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro Mendes da Rocha. O objetivo era que sua estrutura abrigasse o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006.

Com isso, a região voltou a ser conhecida como um espaço de cultura e lazer, pois em seus arredores ficam a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Jardim da Luz e a Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes.

Como visitar

A Estação da Luz pode ser acessada por trem ou metrô. Quem está no centro tem acesso pela Avenida Prestes Maia e Praça da Luz.

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