O primeiro grande prédio da cidade de São Paulo é o Edifício Martinelli. Ele foi inaugurado em 1929, no centro antigo da capital, mais precisamente entre as ruas São Bento, São João e Líbero Badaró.

O nome da construção é em homenagem ao seu idealizador: o imigrante italiano conde Giuseppe Martinelli. Já o projeto foi assinado pelo  arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger.

A importância histórica não está ligada apenas ao tamanho, mas sim à obra e ao que ela significava para uma época onde a maioria dos prédios tinha apenas cinco andares. O prédio representa o progresso tecnológico das construções civis.

Há muita história envolvendo esse grande prédio. Sua altura é uma das maiores curiosidades. Projetado para ter 12 andares, a disputa para ser o maior edifício da América Latina fez com que o projeto continuasse até 1934,  atingindo a marca de 30 andares.

Por mais de uma década o Martinelli deteve a marca de mais alto entre as edificações de todos os países latino-americanos, com 105 metros de altura.

Ao longo desses mais de 90 anos de existência, o Edifício Martinelli já serviu como residencial de luxo e funcionou como cinema que atraia muitos artistas. Também abrigou armamentos durante a Revolução de 1932 e posteriormente tornou-se um cortiço. Atualmente é sede de vários órgãos do governo.

Mirante e cafeteria

O prédio é aberto para visitação do público. Sua cobertura tem um mirante que oferece uma das vistas mais bonitas da capital paulista.

O Mirante Martinelli é um dos principais passeios gratuitos do Circuito das Compras, disponível das 11h às 19h30 de segunda a domingo.

Além da visita do alto do edifício, também é possível conhecer a cafeteria Mirante-Midi que tem entrada pela Rua Líbero Badaró, 508, servindo cafés premiados, tortas, quiches e outros produtos.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.