O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo foi inaugurado em 21 de abril de 2001. O prédio fica na esquina da Rua Álvares Penteado com a Rua da Quitanda, centro histórico da capital paulista, na região do Triângulo SP, próximo ao Mosteiro de São Bento.
São 4.183m², distribuídos em cinco pavimentos totalmente climatizados. No primeiro andar estão o cinema, a sala de vídeo e o salão para workshops. Os espaços para exposições ocupam o segundo andar. O terceiro andar tem outras salas de exposição e o teatro, com capacidade para 264 pessoas. Outras atrações são o Café Girondino no térreo, o restaurante e a lojinha de souvenirs.
No CCBB, a população de São Paulo e os turistas têm sempre boas opções de lazer, gratuitas ou a preços acessíveis. São atrações plurais, dirigidas a todos os segmentos da sociedade, com ações integradas a iniciativas de responsabilidade social. A programação é intensa, com novidades mensais. Há eventos de artes cênicas, mostras de cinema, exposições e shows de música.
O serviço de arte-educação do museu oferece visitas monitoradas gratuitas e sem a necessidade de agendamento prévio. Há atividades para crianças a partir de 3 anos e leitura compartilhada. Basta agendar pelo email agendamento.sp@programaccbbeducativo.com.br.
O local é um grande atrativo da região do Circuito das Compras. Conforme o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper, é a 5ª instituição cultural mais visitada no País e a 69º no mundo.
Sobre o edifício
Construído em 1901, o prédio de cinco andares foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923. Quatro anos depois tornou-se a primeira agência em imóvel próprio do banco na capital paulista.
Funcionou como agência bancária até o final de 1996, ocupando o térreo e o primeiro andar. O grande cofre ficava no subsolo. Os pisos superiores eram locados para escritórios.
Grande parte da ornamentação remete ao contexto histórico do início do século XX. Desde a fachada, o estilo arquitetônico de origem francesa é percebido. Ela é decorada por adornos, como folhagem de café em ferro, símbolo da riqueza do período em que foi construído.
Chamam a atenção também a claraboia central e as imagens dos deuses gregos Mercúrio e Vulcano no hall de entrada. No átrio central, foi conservado o grande mosaico do piso original.
SERVIÇO
As ruas de acesso atualmente são vias só para pedestres. Para visita o CCBB existem várias opções:
Metrô
Estação São Bento – Linha Azul
Saindo do metrô, caminhe pela Rua São Bento, vire levemente à esquerda no Largo do Café e siga pela Rua Álvares Penteado até o CCBB (220 m)
Ônibus
Qualquer linha de ônibus com embarque e desembarque nas ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou aplicativo
Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m)
Veículo Particular
Opções de estacionamentos não conveniados nas ruas Boa Vista e Líbero Badaró