Embora no Brasil o e-commerce siga crescendo e geralmente tenha preços mais baixos, a maioria dos consumidores ainda prefere fazer suas compras no varejo de rua. É o que mostra um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
A pesquisa realizada em 2024 revela que 80% das pessoas escolhem fazer suas aquisições em espaços físicos.
O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Alexandre Giraldi Moreira afirma que, apesar de pesquisar os produtos e serviços pelo celular ou do computador, o público gosta de ir aos estabelecimentos espalhados pelas cidades.
“Oito em cada dez preferem fazer compras em lojas de rua. A galera gosta do varejo físico”, explica. “Os motivos da preferência são conforto, comodidade, agilidade e facilidade. As pessoas querem isso”, destacou.
Para o especialista, os objetivos de quem compra pela internet são diferentes dos que decidem se dirigir a uma loja para ver de perto o produto antes da aquisição.
Conforme o CNDL, 52% do público que se utiliza a internet para fazer comprar só leva em consideração quanto vai pagar pelos itens desejados.
“Eles querem preço. Não é qualidade, mas preço”, ressaltou, explicando que os empresários que possuem lojas físicas não devem focar neste tipo de consumidor, mas continuar investindo em bom atendimento e experiência de compra.