Lançado nessa segunda-feira (2), o Facilita SP é um programa do governo estadual que pretende desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado. O objetivo é tornar os procedimentos mais rápidos e transparentes, estimulando o empreendedorismo e simplificando a vida do empresário paulista.
Após a criação do Comitê Facilita SP, composto por órgãos estaduais e representantes de municípios, as atividades econômicas foram classificadas em baixo, médio ou alto risco.
Os critérios incluem dados como o setor de atuação, o porte da empresa, as atividades desenvolvidas e os potenciais impactos socioambientais.
Ao saber qual a classificação do seu negócio, os empresários saberão quais processos de obtenção dos documentos são exigidos para o regular funcionamento de sua empresa.
• Atividades de baixo risco: dispensam a necessidade de alvarás e licenças;
• Atividades de risco moderado: permitem a vistoria posterior ao início da atividade;
• Atividades de alto risco: exigem vistoria prévia para início da atividade econômica.
Saiba mais no site oficial https://www.facilitasp.sp.gov.br/
O que muda com o Facilita SP?
Além de simplificar os processos de abertura e funcionamento de empresas, o Facilita SP pretende dar transparência e previsibilidade aos negócios.
Atualmente, o empresário paulista precisa cumprir uma longa jornada em diferentes órgãos públicos, com apresentação de diversos documentos para que seu negócio tenha liberação de funcionamento.
Em breve será lançado o Portal Integrador: que oferecerá acesso simplificado aos registros e processos de licenciamento, garantindo transformação digital e automatização do registro público nas prefeituras integradas ao portal.
Entre outras inovações, a ferramenta vai oferecer previsibilidade ao empreendedor sobre quais documentos ele precisa apresentar de acordo com a natureza da sua atividade econômica, navegação em portal único e monitoramento de status dos processos.