O Bom Retiro é um daqueles bairros que todo paulistano conhece e que pessoas de diversos estados e regiões amam! Ele combina o clássico e o moderno, história e atualidade, comércio e literatura. Localizado próximo à Estação da Luz, o Bomra – como é carinhosamente chamado – é um dos bairros mais antigos de São Paulo. 

Os primeiros imigrantes a chegarem ao bairro eram judeus, mas a partir dos anos 1960 o bairro recebeu um grande contingente de coreanos, árabes, chineses, depois bolivianos e imigrantes de outras partes do mundo. Esse mix garantiu a diversidade cultural que reflete no dia a dia, na gastronomia e nas características multiculturais da região.

Bares e restaurantes

Esse mix resultou numa cena gastronômica aquecida com variedade de restaurantes, bares e cafeterias. De comida de rua ao elegante Flor Café, localizado no jardim da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Bomra traz opções de diversas partes do mundo. Entre os destaques: o grego Acrópolis, o latino Café Colombiano, o Bistrô da Sara e o israelense Falafel Malka.

Museus e centros culturais

O bairro abriga prédios históricos que acabaram se transformando em museus e centros culturais. Entre eles estão a Oficina Cultural Oswald de Andrade, Casa do Povo, Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, Museu da Arte Sacra, Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa (que vem sendo reconstruído desde 2015, quando foi acometido por um incêndio).

O comércio de rua

A proximidade com a Estação da Luz ajudou a torná-lo um local estratégico para o comércio. Foi assim que estabelecimentos comerciais e lojas se instalaram na região. 

O Bomra concentra uma alta quantidade de lojas de moda, que vendem tanto no atacado quanto no varejo, tornando o bairro muito atraente para quem quer economizar nas compras ou mesmo encontrar boas oportunidades para revender em suas próprias lojas.

Qual o melhor dia para fazer compras no Bom Retiro?

De segunda a sexta, o movimento é mais tranquilo, porém, a maioria das lojas vende apenas no atacado durante a semana. Ou seja, se você não é lojista, não conseguirá comprar muitas coisas. A solução é ir no sábado para encontrar mais opções no varejo. A maioria das lojas abre entre 8h e 9h e fecha entre 13h e 14h. Durante a semana, as lojas fecham às 17h. 

Compartilhar.

Comentários estão fechados.