A cerimônia de encerramento do Concurso de Requalificação Urbana do Entorno do Mercado Municipal Paulistano foi realizada na noite desta terça-feira, 19 de dezembro, no Mercadão. Doze equipes apresentaram projetos, mas a comissão julgadora entendeu que nenhuma proposta atendeu inteiramente as diretrizes da competição. Por esta razão não houve premiados, mas os Projetos 8 e 9 receberam destaques.
Ao anunciar os destaques, a comissão coordenada por Ilan Szklo, do Instituto de Arquitetos do Brasil SP (IAB-SP), destacou “o caráter inovador do concurso, ao rever procedimentos de elaboração de propostas pelo setor privado”. As propostas apresentadas trazem os temas para o debate público sobre a região central da capital, que, segundo os promotores do concurso, “tem um território complexo e desafiador”.
Durante o evento, Thomas Law, conselheiro diretivo da APECC, agradeceu o poder público de São Paulo, que “trabalha junto pelo desenvolvimento econômico urbano de uma região muito importante para a cidade”. Ele destacou o trabalho de Fabrício Cobra, Secretário Municipal da Casa Civil e José Armênio de Brito Cruz, Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento. Nomeou também o professor Ciro Pirondi, da Escola da Cidade, que “foi o condutor do Concurso”, mas não pôde estar na cerimônia por uma questão de saúde.
Além disso, Thomas fez uma menção especial às forças de segurança que trabalham no Centro de São Paulo, representados pelo inspetor superintendente da GCM, Marcos dos Santos Queiroz. Fizeram uso da palavra ainda Raquel Schenkman, presidente do IAB – Departamento de São Paulo e Beatriz Vanzolini, da Escola da Cidade.
O evento de premiação foi prestigiado por lideranças políticas e empresariais, como Ademir Moraes, presidente da APECC; Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos; representantes do Adesampa e da Associação Comercial de São Paulo, entre outros. Também participaram do evento empresários, empreendedores e proprietários de restaurantes, bares e lojas do Mercado Municipal.
Sobre o Concurso
Organizado pelo IAB-Departamento São Paulo e pela Escola da Cidade, com a colaboração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), o Concurso de Requalificação Urbana tem o apoio de Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura Municipal de São Paulo, Todos Pelo Centro e Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, além do patrocínio da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) e do Instituto Sociocultural Brasil China – Ibrachina.
Os Destaques
Recebeu destaque o Projeto 8, de Raphael Teixeira Libonati, da Plural Lab Arquitetura S/S. Segundo a comissão julgadora, “ele se fundamenta na criação de coesão entre os fluxos urbanos”, e “repensa o paradigma linear atual, em direção a uma economia circular baseada na criação de redes de recuperação de recursos”.
Também foi elogiado o Projeto 9, de Júlia Matos de Castro, da Marê Arquitetura Ltda., que considerou “estudos anteriores realizados na área”, e busca solucionar os problemas de enchentes, enquanto “utiliza pontos de interesse da região como elementos articuladores, fazendo uma revisão do fluxo atual e criando vias compartilhadas”.
Além disso, a comissão julgadora recomendou que o conjunto das 12 propostas sejam “contempladas e debatidas no âmbito dos futuros eventos” a serem promovidos pelos promotores e organizadores como desdobramento desse concurso.