A gestão dos estoques é muito importante para as empresas, principalmente as de menor porte. A rotatividade dos produtos tem importância considerável, seja pela limitação de espaço, seja pelo capital de giro, que precisa ser otimizado.
Ter uma quantidade adequada de mercadorias armazenadas afeta diretamente o capital de giro de uma empresa. Por isso, uma gestão eficiente ajuda a prevenir prejuízo nas operações.
Um estoque excessivo tem alto custo, pelo capital empregado, e um estoque baixo demais pode favorecer a concorrência, pois o cliente que não encontra o que deseja pode não retornar mais àquela loja.
A boa administração dos estoques pode aumentar o lucro e melhorar a reputação da empresa, pois o cliente sai do ponto de venda com a sensação de que encontra ali o que precisa.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgou dicas para uma boa gestão dos estoques, que reproduzimos a seguir:
Inventário
O primeiro passo é fazer um inventário do estoque, identificando os que estejam danificados, parados há muito tempo ou próximos ao vencimento. Aproveite todas as oportunidades de liquidação/saldão para oferecer esses itens com desconto e fazer caixa.
Um ambiente organizado pode facilitar a conferência, com prateleiras e caixas etiquetadas. Além de aumentar a produtividade da operação, acelera as vendas online, que exigem postagem em um curto espaço de tempo.
Organização
Um conceito útil na organização é o da “Curva ABC”, que separa o estoque em grupos de produtos, de acordo com a importância de cada um.
Na curva A, ficam os 20% dos itens que respondem por 80% do faturamento, ou seja, os produtos fundamentais para a operação e que não podem faltar, de modo que a reposição deve ser planejada com antecedência.
Na curva B ficam os produtos que representam 30% dos itens e 15% do faturamento. Embora sejam menos relevantes para o faturamento geral, complementam o portfólio. Além disso, podem apresentar margens de lucro maiores que os da curva A e, assim, contribuir para aumentar o tíquete médio.
Por fim, os produtos de curva C, que respondem por 50% dos itens e apenas 5% do faturamento. Considerado o giro, eles têm menor importância, mas também fazem parte do capital investido. Afinal, deixá-los parados ocupa espaço e gera custos de armazenagem. É importante fazer o acompanhamento desta mercadoria observando rentabilidade e perdas (validade, furto, danos etc.), para eventualmente parar de negociá-las.
Saiba mais sobre Curva ABC aqui https://explend.com.br/o-que-e-curva-abc/
Giro do estoque
Outro conceito importante para acompanhar o desempenho dos produtos é a rotação (giro). Ele nos dá uma ideia da rapidez com que os estoques são efetivamente vendidos.
Com um bom planejamento e acompanhamento constante, é possível calcular o número de dias necessários para que a empresa gire o estoque e não tenha problemas com os fornecedores.
Para isso, é fundamental uma boa gestão de compras, sempre se perguntando onde, o que, quanto e por quanto tempo estocar, bem como estipular a demanda esperada de vendas, quanto custa manter toda a mercadoria e de que forma controlá-la.
A tecnologia é uma grande aliada para fazer esse acompanhamento, por isso vale a pena a utilização de softwares que permitem a rápida visualização do estoque, auxiliando a fazer comprar baseadas na sazonalidade dos itens e o desempenho de vendas dos produtos.