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Como aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise?

Por APECC27 maio 2020
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O SEBRAE desenvolveu um conjunto de soluções voltadas a atender a cada um dos segmentos mais atingidos, para ajudar os pequenos negócios a superarem a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus.

De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio. “No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas, no contexto de crise”, comenta Enio Pinto.

Segundo o especialista, a crise é causada fundamentalmente por um problema de caixa. Na medida em que a população se vê forçada a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa. “Se o problema é de caixa, a gente precisa buscar o equilíbrio. Isso passa por tentar reforçar as receitas, por um lado, e reduzir os custos de outro”, diz o gerente Enio Pinto.

 

Confira cinco dicas do Sebrae para aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise:

 

Uso de Mídia Sociais
No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empesa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook).

Na semana passada, a APECC realizou um webinar com a consultora e professora de comunicação e marketing digital Liliane Ferrari sobre a utilização deste recurso para vendas online. Assista aqui!

Plataformas de vendas online
Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda online, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades. Empresas como o grupo de comércio eletrônico B2W, dono das marcas Lojas Americanas, Shoptime e Submarino, estão ampliando o acesso às suas plataformas de marketplace para pequenos comerciantes. Empresários com lojas físicas que até agora não usavam a internet em suas vendas, mas que se viram forçados a migrar para o varejo online por causa do coronavírus, poderão usar plataforma da empresa.

 

Aplicativos de Delivery
Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de clientes. Neste caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada.

No segmento de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada pelo coronavírus. Se você ainda tinha alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia.

 

Avalie seus custos
É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

 

Negocie com seus fornecedores
Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.

 

Fonte: Agência SEBRAE de Notícias
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