O último trimestre de 2022 deve ser movimentado para o comércio, pois inclui ocasiões promissoras para o aumento das vendas, como Dia das Crianças, Halloween, Copa do Mundo, Black Friday, Natal e Ano Novo.

Essas datas comemorativas geralmente aquecem o setor e o evento esportivo historicamente mexe muito com a população. A Associação Brasileira do Varejo (ABV) afirmou que a previsão é de alta de 12% no segundo semestre deste ano, em relação à primeira metade de 2022.

Com o fim da pandemia e a volta do funcionamento pleno da economia, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), mais recente aponta avanço no volume de vendas de móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).

A ABV aponta que o setor precisa estar atento às mudanças de hábitos que podem impactar diretamente o desejo de compra do consumidor.

Preparação é essencial

Os lojistas devem se programar para as campanhas de vendas para Dia das Crianças (12/10), Copa do Mundo (a partir de 20/10), Black Friday (25/10) e festas de final de ano. Para isso, é preciso estar atento para questões alteradas durante a pandemia, como novos hábitos de consumo; experiência e jornada de compra; integração das plataformas digitais e local físico; além de mudanças da jornada de compra.

Existe uma expectativa que a Copa do Mundo gere aumento de vendas, em especial de artigos esportivos e eletrônicos. Caso a Seleção Brasileira tenha um bom desempenho, a tendência é que gere um otimismo no comprador médio, que deve se refletir no número de negócios.

A melhor estratégia para os lojistas é fazer um bom planejamento para os próximos meses. Por exemplo, avaliar se está com muita mercadoria parada e qual sua capacidade para renovar o estoque.

Cada data tem suas características próprias, então as promoções devem ser pensadas para atingir diversos públicos. Opções de parcelamento e logística de entrega rápida nas vendas virtuais também devem constar desse planejamento.

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