A Cyber Monday acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday. As duas datas são bastante populares nos Estados Unidos e foram “importadas” pelo comércio brasileiro.
Enquanto a Black Friday está consolidada como um dia de remarcação, promoções e queima de estoque, a Cyber Monday ainda não é tão popular. Este ano, a campanha será em 27 de novembro.
Basicamente, nesse dia as lojas oferecem grandes descontos em produtos eletrônicos e de tecnologia, como smartphones, notebooks e produtos de informática. No Circuito das Compras, a rua Santa Ifigênia é conhecida por oferecer uma grande quantidade de opções de produtos elétrico-eletrônicos.
Conforme lembra Ademir Moraes, presidente da APECC, “existem boas lojas de eletrônicos em diversas áreas dentro do Circuito das Compras. Uma boa opção é a Rua Santa Ifigênia. Com certeza o cliente vai encontrar os melhores preços e aquele atendimento personalizado”.
A expectativa é que haja um aumento na procura de produtos. Um levantamento da MField, divulgado pelo jornal Valor Econômico, revelou um aumento de 32% no número potencial de compradores na Black Friday este ano, em relação ao ano anterior. O otimismo deve se estender para o restante do mês, em especial pela sua proximidade com o Natal.
Do e-commerce para a loja física
O conceito de Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, para oferecer produtos com preços especiais em lojas de e-commerce.
No Brasil, a primeira Cyber Monday ocorreu em 2012. Ela veio na esteira da Black Friday, que fez muito sucesso quando foi lançada por aqui, dois anos antes. Os comerciantes perceberam que as pessoas continuavam procurando produtos em promoção.
Embora a Cyber Monday nasceu como uma data focada no comércio virtual, logo passou a influenciar as lojas físicas. Outro aspecto distinto no Brasil é que ela abrange várias categorias.
Um levantamento da Nuuvem Shop, especializada em comércio eletrônico, mostrou que, no Brasil, a Cyber Monday se tornou uma “continuação” da Black Friday, com alta procura por outros tipos de produtos, como roupas, acessórios e decoração.
Assim como acontece com a Black Friday, alguns lojistas apostam na Cyber Week, estendendo a semana inteira os descontos e promoções.