Quem passa pelo Largo São Francisco não imagina quanta história os prédios mais icônicos da região possuem.

A Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Sé, centro de São Paulo, é um templo católico construído entre 1642 e 1643, após a chegada de sete padres franciscanos à capital e inaugurada em 1647.

O pequeno prédio pintado em tons de amarelo se destaca em torno do cinza tão característico da cidade. As curiosidades dessa igreja, porém, vão além de questões religiosas, passando pelas transformações sociais do município.

Existem algumas curiosidades sobre a Paróquia São Francisco de Assis que são dignas de nota:

1- Faculdade de Direito

A primeira Faculdade de Direito do país foi instalada no complexo da Paróquia, no chamado Convento de São Francisco e de São Domingos.

Até os dias de hoje a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (SP) está localizada no Largo de São Francisco e mantém toda a sua relevância histórica e educacional na formação de advogados.

2- Incêndio em 1880

Em 1880, a igreja franciscana sofreu um incêndio que destruiu quase toda a estrutura. Apenas as paredes e a imagem de São Francisco se salvaram.

3- Reformas

A Paróquia passou por duas grandes reformas. A primeira delas em 1744, quando suas características externas foram transformadas. Antes com características de igrejas jesuítas, o templo franciscano ganhou elementos do estilo barroco que prevalece até os dias atuais.

Após o incêndio, a igreja passou por uma nova reforma.

4- Frei Galvão morou no convento

O convento do complexo ao qual a Paróquia pertence já teve Frei Galvão como um dos moradores ilustres.

Frei Galvão (1739-1822) nasceu em Guaratinguetá, no interior do Estado de S. Paulo, e foi para o Nordeste estudar no Seminário. Em 1762, foi ordenado e enviado para o Convento de São Francisco para se dedicar aos  estudos de filosofia e teologia.

Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, no dia 25 de outubro de 1998. Foi canonizado pelo Papa Bento XVI, durante sua visita ao Brasil, no dia 11 de maio de 2007, se tornando o primeiro santo brasileiro.

5 – Espaço aberto para visitas

É possível visitar a Paróquia São Francisco de Assis. No passeio, os visitantes têm acesso à parte do fundo da igreja onde está o atual convento.

A visita também merece uma passada pelo subsolo, onde é possível provar as delícias da padaria do convento que todos os dias produz pães variados vendidos na porta da igreja.

Serviço:

Paróquia São Francisco de Assis

Endereço: Largo São Francisco, 133 – Sé – São Paulo

Horário de funcionamento: Todos os dias até as 19h

Telefone: (11) 3291-2400

Compartilhar.

Comentários estão fechados.