A história de Nossa Senhora de Casaluce é do sul da Itália, no século XII. Casaluce significa “Casa de Luz”.

Conta-se que na cidade de Aversa, em um dia de temporal muito forte, uma moça negra bateu na porta de um seminário para pedir abrigo. Porém, naquele tempo não era permitida a entrada de mulheres no local.

Então, os padres pediram que a moça fosse a um convento de freiras na cidade mais próxima, Casaluce. Ali as freiras acolheram a mulher e lhe deram um quarto. No dia seguinte, as freiras não a encontraram e no seu lugar havia apenas um quadro – era a figura da moça, com uma criança nos braços. A partir daí diversos milagres foram atribuídos àquela santa.

Devoção no Brás

No final do século XIX os imigrantes italianos concentraram-se no bairro do Brás, em São Paulo. Aqueles que vinham da região de Nápoles instalaram-se na região da Rua Caetano Pinto. Ali mantiveram a devoção à Casaluce. Eles trouxeram uma réplica do quadro, pois o original nunca saiu da Itália.

Os imigrantes fundaram a igreja de Casaluve em 1900 e continuaram ligados mais fortemente, às tradições de sua terra natal. A comunidade foi elevada a Paróquia no dia 19 de outubro de 1970.

A festa da padroeira da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce é a mais antiga e tradicional festa italiana da cidade de São Paulo. Ela acontece desde 1900 no Brás, sempre no final de maio, graças à articulação e empenho de paroquianos e voluntários.

Até hoje só existem duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora de Casaluce no mundo. A de São Paulo e de Nápoles. A comunidade da paróquia paulistana é bem ativa, realizando um bazar, de segunda a sexta, das 15:00 às 18:00.

Serviço:
Paróquia Nossa Senhora de Casaluce
Endereço: Rua Caetano Pinto, 608/618, Brás
Telefones: (11) 3209-6051 e (11) 96092-6437
Instagram: https://www.instagram.com/nsasracasaluce/

Missas
De terça a sábado às 18:00
Domingo: 8:00 – 10:00
Quarta: Grupo de Oração às 15:00

Missa da Saúde: última quinta do mês, às 15:00

Compartilhar.

Comentários estão fechados.