A história do bairro do Brás se identifica com a da Paróquia Bom Jesus. Em 1765, a atual avenida Rangel Pestana, onde está localizada a matriz paroquial, era conhecida como “Caminho da Penha”. O rota unia a vila de São Paulo ao povoamento da Penha de França, situado ao leste, a caminho do Rio de Janeiro.

O nome do bairro é atribuído ao português José Brás, que, em 1769, ergueu uma capela em honra a Bom Jesus de Matosinhos, devoção popular de Portugal e presente no Brasil colonial.

Posteriormente, em 1803, a estrutura da capela foi substituída por uma igreja. Em 8 de junho de 1818, Dom João VI, rei de Portugal, decretou a criação da “Freguesia do Brás”, dedicada a Bom Jesus.

No fim do século XIX, foi realizada uma nova reconstrução da igreja, mas dessa vez inspirada na arquitetura italiana que era tendência em grandes cidades brasileiras. O projeto inicial foi dos irmãos Calcagno – engenheiros italianos – que retornaram para o seu país sem ver a obra terminada. Pouco tempo depois, o arquiteto Jorge Krug assumiu o projeto, e acrescentou nele uma cúpula central.

Em 1896 o Bispo Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante depositou a pedra fundamental desse novo templo, mas a igreja foi inaugurada apenas em 1º de janeiro de 1903. Desde então foram feitas apenas pequenas obras de manutenção.

A arquitetura da igreja e seus vitrais tornam a Paróquia Bom Jesus um dos templos católicos mais bonitos e imponentes da cidade de São Paulo.

Serviço:
Av. Rangel Pestana, 1421 – Brás, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3229-1404

Missas
Segunda-feira: 15:00
Terça a sexta-feira: 12:00
Sábado: 18:00
Domingo: 7:30 – 9:00 – 11:00 – 18:00

Compartilhar.

Comentários estão fechados.