Uma grande igreja amarela rodeada por árvores se destaca em meio a grandes prédios que formam o centro antigo da cidade de São Paulo. Localizada no Largo do Paissandú, no distrito da República, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos tem uma história ligada ao período de escravidão do Brasil e ao crescimento da capital paulista.
Por muitos séculos os escravos não poderiam frequentar as mesmas igrejas que os homens brancos. A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi erguida pelos escravos convertidos que queriam um espaço para cultuar.
A primeira igreja da ordem dos Homens Pretos foi construída na Praça Antônio Prado, hoje conhecida como Largo do Rosário, no distrito da Sé, entre os anos de 1721 e 1722.
Em 1903, por conta de um projeto de urbanização da capital paulista, a igreja foi transferida para o Largo do Paissandú, tornando-se o cartão-postal da região. Essa mudança de prédio foi um verdadeiro evento. Uma grande procissão, com banda, transladou as imagens do antigo templo para o novo, em 1906.
A irmandade construída pelos seguidores de Nossa Senhora do Rosário tem total ligação com a igreja de São Paulo. Unindo ritos católicos com alguns elementos culturais africanos, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos tem uma tradição centenária chamada de congadas.
Algumas regiões do país mantém a tradição e todos os anos realizam as congadas, uma festividade católica que remete ao século XVII.
Alguns dados históricos sobre a igreja
Dom João V precisou autorizar a construção
A Irmandade precisou pedir permissão para construir a igreja no centro de São Paulo para o rei de Portugal, Dom João V. Somente quando a autorização foi dada, em 1721, os membros da igreja começaram a arrecadar fundos para a construção.
Construção estilo barroco
A primeira igreja foi construída de taipa de pilão e tinha característica predominantemente barroca.
Doação do terreno
Tanto o terreno do Largo do Rosário, quanto do Largo Paissandú foram doados para a irmandade pela Câmara Municipal de São Paulo.
Localização
A igreja está localizada no Circuito das Compras, próxima à Rua Santa Ifigênia, Rua 24 de Maio. onde fica a Galeria do Rock, entre outros endereços importantes.
Hospedagem
Ao redor da igreja existem três hotéis que servem como hospedagem principalmente para empresários que visitam São Paulo para fazer negócios, conhecer fornecedores e fazer compras na região.